Publicado em: 25/01/2022

 

A adoção de medidas sustentáveis na construção civil é cada vez mais comum e necessária para as construtoras, cuja preocupação com as questões socioambientais deve ser prioridade na hora de projetar um empreendimento.

A sustentabilidade busca a preservação da natureza, através do uso consciente dos recursos não renováveis e da redução dos impactos ambientais causados pelas construções. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a construção sustentável proporciona uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Entre tantos materiais que podem ajudar na construção de edifícios sustentáveis, o vidro se apresenta como um excelente aliado. Saiba mais sobre a relação entre o vidro e a sustentabilidade a seguir. 

O que é uma construção sustentável ou ecológica?

A construção sustentável é uma forma de construir casas e edifícios utilizando materiais e processos que não agridem o meio ambiente. Dessa forma é possível amenizar os impactos à natureza e reduzir a quantidade de resíduos, focando na utilização eficiente das matérias-primas e dos recursos naturais, evitando o desperdício desenfreado e reaproveitando sempre que possível.

Além do mais, minimizando o uso de recursos naturais gera-se economia na operação do empreendimento.

Para que uma edificação seja sustentável é preciso começar a pensar nas medidas a serem adotadas quando o projeto ainda está no papel. Durante toda sua produção e pós-construção as ações devem buscar, em cada detalhe, amenizar os danos à natureza. 

A escolha de materiais de construção menos prejudiciais ao meio ambiente e de maior durabilidade, o consumo consciente de recursos naturais como energia e água, o uso de ventilação e luminosidade naturais, entre outras práticas são fundamentais para uma construção sustentável.

Tal sustentabilidade é baseada em três aspectos: o ambiental, o econômico e o social, que devem atuar de maneira equilibrada. Além disso, outro fator muito importante a ser considerado: verifique os fornecedores para garantir que tenham procedência ambientalmente segura.

Como o vidro pode ser um aliado na construção sustentável?

Nesse contexto, o vidro e a sustentabilidade podem trazer grandes resultados quando trabalhados de forma integrada. O vidro é considerado um material sustentável por ser 100% reciclável, o que possibilita sua reutilização em outros processos, podendo ser reciclado inúmeras vezes.

Para a construção civil e para a arquitetura, além de trazer um ar moderno e sofisticado para o empreendimento, o vidro tem diversas outras vantagens, sendo a proteção solar uma das principais, pois oferece conforto e economia.

A tecnologia de fabricação dos vidros, em seus mais variados tipos, evoluiu bastante ao longo dos anos. Hoje, esse material é aplicado para muito além de agregar valor estético, ele conquistou um espaço importante no mercado da construção civil por sua versatilidade e benefícios.

Confira a seguir os principais tipos de vidro que podem ser utilizados em uma construção sustentável:

1- Vidro de baixa emissividade (low-e)

O vidro low-e possui, em uma de suas faces, um revestimento que absorve raios infravermelhos. As placas do vidro filtram os raios solares, o que reduz a troca de calor entre dois ambientes e amplia o controle da transferência de temperaturas entre os mesmos.

Quando os raios solares atingem o vidro, o espectro solar é absorvido e irradiado pela superfície do vidro, criando-se um isolamento térmico, mas sem impedir a passagem da luminosidade. O low-e garante boa climatização e iluminação, além de uma estética agradável. Comumente usado em fachadas, coberturas e janelas.

2- Vidro de Controle Solar


Contribuem com a eficiência energética das edificações. Sua placa de vidro tem a capacidade de reduzir a passagem de raios solares para o interior dos ambientes. A filtragem de luz solar vem por meio da reflexão da radiação, proporcionando maior conforto térmico.

A grande vantagem dos vidros de proteção solar é a sua capacidade de redução do consumo de ar condicionado e luz artificial, responsáveis por boa parte dos gastos de energia de um prédio comercial, por exemplo. Esse modelo geralmente é utilizado em janelas, coberturas e fachadas.

 

3- Vidros insulados ou duplos

Ajudam a manter a temperatura interna com menor gasto de energia, tanto em situações de aquecimento quanto resfriamento, além de oferecer conforto acústico e térmico.

O insulado deve ser usado quando há uma grande diferença de temperatura entre o ambiente interno e externo. Além disso, este tipo de vidro é usado principalmente em construções que precisam de proteção contra o barulho e ruídos externos que causam desconforto ou atrapalham a execução de algumas atividades como gravações, a exemplo de estúdios musicais, estúdios de televisão e rádio, entre outros.

Quais os principais benefícios do vidro na construção sustentável?

O uso de vidro em uma construção sustentável contribui para a diminuição de gastos com energia elétrica, seja pela eficácia do seu uso em ambientes de pouca luz e ou em locais com ar condicionado.

A transparência do material permite maior aproveitamento da luz do sol, além de promover o isolamento termoacústico e permitir a sensação de integração com o ambiente externo. Sem contar no visual elegante que o vidro proporciona.

Por algum tempo o vidro foi deixado de lado devido seu alto coeficiente de transferência de luz e temperatura para o ambiente, o que certamente causa algum incômodo, pois o calor passa facilmente através dele. Mas, com a alta tecnologia de produção atual, é possível controlar essas variações.



Quer saber mais sobre os benefícios e a relevância dos diferentes tipos de vidro para uma construção sustentável? Continue navegando pelo nosso site e entre em contato conosco.

Quais os vidros podem ser aliados na construção de edifícios sustentáveis