Publicado em: 01/02/2022

O vidro é um dos materiais de construção mais antigos e versáteis. Ele tem sido usado desde os tempos antigos e é relatado em edifícios e vilas em Roma e Pompéia.

O que é vidro?

O vidro é uma substância dura transparente criada quando o calor é aplicado à areia ou ao quartzo. É uma mistura de matérias-primas como sílica, carbonato de sódio e potássio, cal ou óxido de chumbo e óxido de manganês. É inorgânico, pode ser transparente ou translúcido e pode ser moldado em qualquer formato.

Os arquitetos usam o vidro há muito tempo para aprimorar o design, a beleza, a luz e o uso de energia. Não é incomum ver projetos que enfatizam o uso do vidro como material primário de construção.




Que tipos de vidro são usados ??pelos arquitetos?

Os arquitetos costumam usar vidro reforçado, temperado e laminado.

O tipo mais comum de vidro de segurança disponível é o vidro laminado. O vidro é muito usado para portas e janelas. O vidro laminado também é comum e é usado em vitrines, fachadas de lojas, prédios e oficinas. O vidro aramado é o vidro que contém uma malha de arame. Sua resistência ao impacto é semelhante ao vidro normal, mas quando quebrada, a malha retém os pedaços de vidro. Semelhante ao vidro com fio é o vidro laminado, que se mantém unido por uma camada intermediária quando quebrado. Os arquitetos usam vidro laminado quando o impacto humano é possível ou onde o vidro pode cair e quebrar. Clarabóias e para-brisas de automóveis utilizam vidro laminado.




Por que é usado?

O vidro está disponível em muitos tamanhos e estilos esteticamente agradáveis. O material de construção de vidro, na forma de paredes de blocos, divisórias e janelas, pode proporcionar beleza, visibilidade e transmissão de luz. 

Também pode ser disponibilizado em várias cores. O vidro em unidades laminadas ou monolíticos, quando combinados em folhas únicas, terá cores e aparências diferentes. A aparência da cor do vidro também pode ser alterada por fatores ambientais, como luz solar (sol do meio-dia ou pôr do sol), nuvens e céu refletido.




Sete vantagens do vidro.

1.   O vidro pode: absorver, refratar ou transmitir luz. Acrescenta beleza a um edifício quando usado em aplicações transparentes ou translúcidas. O vidro transmite até 80% da luz natural disponível.

2.   O uso da luz natural pode reduzir as contas de energia elétrica, iluminar os cômodos de um edifício e também pode melhorar o humor dos ocupantes.

3.   O vidro é resistente às intempéries e pode resistir aos efeitos do vento, da chuva ou do sol.

4.   O vidro também é resistente à ferrugem e não se degrada devido aos efeitos das condições químicas e ambientais.

5.   O vidro é 100% reciclável e não se degrada durante o processo de reciclagem, podendo ser reciclado várias vezes sem perda de qualidade ou pureza.

6.   O vidro não é afetado pelo ruído, ar, água. Painéis de vidro selados transmitem muito pouco som e, portanto, podem ser um bom isolante de som.

7.   O vidro tem uma superfície lisa e brilhante, por isso é à prova de poeira e pode ser facilmente limpo.

 

Com tantos tipos, usos e vantagens, o vidro é um elemento básico da arquitetura e do design. Pode realçar a beleza de um edifício, economizar dinheiro reduzindo o uso de energia e é durável.


Fonte: https://www.billwarch.com/blog/the-often-ignored-advantages-of-glass-in-architecture/


As (muitas vezes ignoradas) vantagens do vidro na arquitetura